Instituto Teológico São Tomás de Aquino – ITTA

ITTA2

O Instituto Teológico São Tomás de Aquino – ITTA é propriedade da Sociedade Clerical de Vida Apostólica de Direito Pontifício Virgo Flos Carmeli – SVAVFC, vinculada carismaticamente com a Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho.

O ITTA está erigido canonicamente na diocese de Bragança Paulista e tem personalidade jurídica pública na Igreja. A finalidade do Instituto é, de forma particular, a de promover a formação teológica dos candidatos ao sacerdócio da SVAVFC.

Identidade

O Instituto Teológico São Tomás de Aquino – ITTA é propriedade da Sociedade Clerical de Vida Apostólica de Direito Pontifício Virgo Flos Carmeli – SVAVFC, vinculada carismaticamente com a Associação Internacional Privada de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho.

O ITTA está erigido canonicamente na diocese de Bragança Paulista e tem personalidade jurídica pública na Igreja. A finalidade do Instituto é, de forma particular, a de promover a formação teológica dos candidatos ao sacerdócio da SVAVFC.

Gênese

O Instituto se originou entre os primeiros membros dos Arautos do Evangelho, na década de 60, muito antes da sua ereção canônica como Associação Privada de Fiéis, os quais, ao se dedicarem com empenho à evangelização, constaram a necessidade de aprofundar seus conhecimentos de doutrina católica, adquirindo uma formação teológica profunda.

Foi então que, em seu caminho fundacional, esse grupo inicial dos Arautos recorreu a reconhecidos expoentes da Filosofia e da Teologia, especialmente catedráticos de Salamanca: Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., Pe. Marcelino Cabreros de Anta C.M.F., Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., Pe. Esteban Gómez O.P., Pe. Antonio Royo Marín O.P., Pe. Teófilo Urdánoz O.P., Pe. Armando Bandera O.P., etc. Assim, desde os seus primórdios os estudos teológicos e filosóficos dos Arautos tiveram uma preponderante influência dominicana.

O desenvolvimento da atividade evangelizadora, e a adesão de novos membros, em grande número, levou à organização em 1982, de um curso regular, sob a orientação dos referidos teólogos, denominado “Curso Teológico São Tomás de Aquino”. Posteriormente tomou-se como base a “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis” de 1967 e, mais adiante, completou-se a grade curricular e a orientação acadêmica seguindo as indicações do documento da CNBB “Diretrizes Básicas para a Formação dos Presbíteros na Igreja no Brasil”.

De 1988 a 1999 foram realizados dois sexênios de formação filosófico-teológico, inspirado nos estudos do Angelicum de Roma. Dos alunos egressos destes cursos mais de 40 receberam já a ordenação sacerdotal. No Ano Santo de 2000 foram reorganizados os estudos do “Curso São Tomás de Aquino”, aumentado consideravelmente o número de seus alunos e a assiduidade das turmas formadas.

Ereção canônica do Instituto Teológico São Tomás de Aquino

Com a aprovação pontifícia dos Arautos do Evangelho, a 22 de fevereiro de 2001, a Associação teve a partir de então grande desenvolvimento que, entrementes, o Curso tinha se transferido do centro de São Paulo para novas instalações nas proximidades da cidade, em bela e aprazível região montanhosa, na Serra da Cantareira, já dentro da Diocese de Bragança Paulista. Em 15 de agosto de 2005, o Bispo dessa diocese, Dom José Maria Pinheiro, reconheceu o Curso erigindo dois Institutos Diocesanos, um Filosófico (Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista) e outro Teológico, com a recomendação de afiliar-se a uma Universidade Eclesiástica.

O Instituto Teológico São Tomás de Aquino passou por nova reformulação em 2006, quando Dom Benedito Beni dos Santos, então Bispo auxiliar de São Paulo e encarregado dos seminários da arquidiocese, assumiu o cargo de Supervisor Geral da Formação dos Arautos do Evangelho, que mantém até hoje. Atualmente ele é Bispo diocesano de Lorena (SP) e membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil – CNBB.

No dia 14 de fevereiro de 2008 graduaram-se 23 alunos do quatriênio 2004-2007, tendo feito entrega de suas respectivas monografias, e havendo cumprido com os créditos necessários para a finalização do curso. O total dos alunos egressos do Instituto é, até esta data, de 213.

No ano de 2009, depois da aprovação Pontifícia da SVAVFC, o Bispo de Bragança Paulista, D. José Maria Pinheiro, houve por bem aceitar o pedido de transferência de propriedade do ITTA dos Arautos do Evangelho para a Virgo Flos Carmeli. A partir da efetivação dessa transferência o ordinário com autoridade sobre o Instituto passou a ser o Superior Geral da mencionada Sociedade.

Em 2010 está funcionando o primeiro, o segundo e o terceiro ano de Teologia, com 21, 10 e 14 alunos respectivamente, totalizando 45 alunos. Para o ano 2011 projeta-se 22 novos ingressantes que terão concluído os estudos filosóficos.

Este Blog foi criado com o intuito de dar a conhecer o dia-a-dia da formação Teológica na Virgo Flos Carmeli e as principais notícias e acontecimentos no Seminário.

Os artigos assinados são da responsabilidade dos autores

Ricardo César Almeida Aguiar

Não recebi o exemplar de Lumen Veritatis do 3º trimestre, e nem do quarto. Por favor, verifiquem o atraso.
Atenciosamente.

Marcus

Há algum tempo venho buscando informações de como ingressar no arautos do Evangelho gostaria se possivel algumas informações desde já agradeço.

Marcus Zaparolli

Cesario

Ilmo.Sr.

Poderia me informar um ou mais cursos online gratuito de Latim se possível aqueles site que tem também áudio para que a gente possa escutar as palavras .

obrigado

Cesario

Gerson de Ramos Sebaje

Prezados,
Segunda tentativa.
Fiz contato por esta ferramenta há questão de uma hora, solicitando informações para realizar o curso de latim pelo ITTA. Não sei se fui bem sucedido no envio da mensagem.
Meu email: [email protected]
fone: (53) 81158602.
Aguardo resposta.
Gerson de Ramos Sebaje
Pelotas-RS

Lawrence

Creio que será necessário procurar uma universidade no Rio, pois o ITTA funciona em SP dirigido os candidatos ao sacerdócio da Casa de Formação Sacerdotal São Tomás de Aquino. Há planos de ampliação do curso para alunos externos, mas por enquanto não é possível.

marcelo ferreira santos

Há algum tempo venho buscando informações de como ingressar no arautos do Evangelho gostaria se possivel algumas informações desde já e poder ajuda nessa obra de cristo como pastor e guia

JJ.RODRIGUES

Boa dia e que Nossa Senhora de Fátima os Abençõe.

Gostaria de saber se uma pessoa com 45 anos pode ingressar no curso de teologia. Embora tenha eu me desviado por este tempo da vida em comum do clero sob as leis divinas e católicas, gostaria muito de poder servir ao Nosso PAI eterno e a Nossa Senhora de Fátima assim, de um jeito mais próximo.

Sds.,
JJRrodrigues
Adisposição da Lei Maior.

P. Angelino Jones

Gostaria de saber se há pós – graduação em Teologia nesse ITTA.
Pois. gostaria de fazer dado que estou muito familiarizado com os Arautos do evangelho. Estou em Angola; membro do clero Arquidiocesano do Lubango, trabalho nesta Arquidiocese como Director Espiritual na Comissão de evangelização e Catequese, sou Licenciando em Filosofia – Especialidade de Ética e Política na Universidade S. Tomás de Moçambique
Um abraço,
P. Jones

Diego Gonçalves Silva

Há algum tempo venho buscando informações de como ingressar no arautos do Evangelho gostaria se possivel algumas informações desde já agradeço.

Diego Gonçalves Silva

francisco marcos de oliveira lima

Gostaria de saber se há possibilidade de realizar o curso de teologia à distancia ou se existe futuramente alguma possibilidade para realiza-lo.

Deixe uma resposta