À busca de mais almas, para o Reino de Deus

Os Arautos do Evangelho possuem o grande privilégio de estarem ao encargo da Paróquia Nossa Senhora das Graças, pertencente à diocese de Bragança Paulista situada na grande São Paulo, sob o báculo pastoral de D. Sérgio Aparecido Colombo. E entre as várias atividades que possuem, uma delas é sem dúvida o cumprimento das divinas palavras de Nosso Senhor: “Estive doente e me visitaste”. (Mt. 25, 36)

Segundo um dos princípios do Catecismo da Santa Igreja, a enfermidade e o sofrimento sempre estiveram presentes na vida de todos os descendentes de Adão. Na doença o homem fica cônscio de sua pequenez e de sua dependência. E isso, pode ser uma coisa boa para aqueles que estão unidos a Deus; mas – assim continua o Catecismo – há o risco de para os que não estão a Ele unidos. Pode ser ocasião de desespero e grande tristeza. A pessoa pode fechar-se em si mesma, e não ter mais ânimo para viver, e deixar-se levar por sua doença e esperar de modo infeliz, o fim de seu curso nesta terra.(CIC 1501)

E com intuito de reverter esta realidade, e fazer com que a enfermidade não seja ocasião de distanciar-se de Deus, mas sim de aproximação ou retorno a Ele. Um sacerdote e um seminarista dos Arautos aos sábados sempre realizam uma obra de caráter espiritual destinada às pessoas idosas ou enfermas. Essas, por estarem impossibilitadas da participação mais ativa na comunidade têm a possibilidade de receberem em suas casas os auxílios sobrenaturais para benefícios de suas almas, tais como os Sacramentos, as orações e também uma palavra de conforto.

Tal missão enquadra uma série de pessoas carentes de auxílios sobrenaturais de uma das zonas mais pobres dos municípios de Caieiras e Mairiporã. É ministrado para essas, a sagrada comunhão, e às vezes aproveitam para reconciliar-se com Deus através do Sacramento da Penitência. Os beneficiados confirmam com o seu testemunho, o que encontra-se no Catecismo da Santa Igreja:(…) “a comunhão do Corpo e Sangue de Cristo tem significado e importância particulares. É semente de vida eterna e poder de ressurreição, segundo as palavras do Senhor: quem come a minha carne e bebe do meu sangue possui a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia”(CIC.1524).  Alguns, depois de serem atendidos espiritualmente, afirmam entusiasmados ressaltando que as enfermidades melhoram, e as dificuldades próprias destas diminuíram.

Com as graças que vemos transbordar dos corações dessas pessoas, vem consequentemente o desejo delas lançarem seus olhos ao Céu e fazer uma oração, seja em forma de pedido, seja em louvor, ou ainda em agradecimento. E isso feito muitas vezes por toda a família. Fazendo-nos lembrar uma frase muito conhecida de sua Santidade João Paulo II: a família que reza unida, permanece unida. E também as Palavras do Divino Mestre: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”. (Mt. 18, 20)

É realizado ainda a benção nos lares e nos demais objetos das casas, a fim de que tudo esteja inteiramente consagrado ao serviço de Deus. E também sejam afastados os espíritos do mal. Após isto, o sacerdote procura por meio de conselhos procura exortar aos presentes a vida de oração cotidiana. Pois o que realmente dará continuidade a missão, é a oração. O intuito dos Arautos com esta missão evangelizadora, é sobretudo plantar em cada uma das casas visitadas uma semente da frondosa árvore chamada Reino de Deus, e esta consiste em conscientizar a todos do grande valor da oração na vida cotidiana dos fiéis, pois esta consiste sempre em uma oração da Igreja, e em uma comunhão com a Santíssima Trindade. (Cf. IGLH. 9).

Toda essa missão não acontece sem o auxílio initerrupto da Santíssima Virgem Maria a qual não quer outra coisa para cada um de nós senão que estejamos junto ao seu Divino Filho, no convívio celestial próprio do Reino de Deus. Sendo assim os Arautos do Evangelho agradecem Àquela que é a Estrela da Nova Evangelização por todos os seus maternais auxílios em favor de cada um de seus filhos.

Luan Felipe de Souza/ 2ºTeologia

Deixe uma resposta