PUC-Rio: Simpósio internacional sobre o pensamento de Joseph Ratzinger se iniciará em novembro

Bento XVI Joseph Ratzinger Benedetto Bededict Bento 16A Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI, juntamente com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), através de seu Departamento de Teologia, promoverá nos dias 8 e 9 de novembro de 2012, no Campus da PUC-Rio, o II Simpósio sobre o pensamento de Joseph Ratzinger.

Uma das motivações para a realização do Simpósio n Cidade Maravilhosa é a visita do Papa Bento XVI ao Rio de Janeiro, em virtude da Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013.

A Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI, foi criada em 1 de março de 2010, com o escopo de promover o conhecimento e o estudo da teologia, e a premiação de pesquisadores e a organização e a realização de eventos de alto valor cultural e científico.

Tomando como base a indagação sobre “o que faz o ser humano, humano”, o título deste II Simpósio será: Humanização e sentido da vida. Divididos em eixos temáticos e de comunicações: filosófico-teológico; midiático; expressões culturais; sócio-econômico; técnico-científico.

Este Simpósio herda a experiência do primeiro realizado na cidade de Bydgoszcz, na Polônia, nos dias 27 e 28 de outubro de 2011. Um evento dessa natureza constituirá uma possibilidade ímpar para que instituições universitárias ou docentes e discentes em particular compartilharem os resultados de suas pesquisas. Os organizadores do evento estimam reunir reitores de prestigiosas universidades do Brasil e de outros dez países como membros do comitê científico, o qual é presidido pelo Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Reitor da PUC-Rio.

Na programação abaixo transcrita, destaca-se a presença do Cardeal Dom Cláudio Hummes que fará a primeira conferência assim como do Comitê Honorário composto por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de Rio de Janeiro e Mons Giuseppe A. Scotti, Presidente da Fondazione Joseph Ratzinger. Os Arautos do Evangelho estão involucrados na organização do evento.

Programação Geral

Dia 8 de novembro – quinta-feira

07h às 08h30m Acolhida, credenciamento e café de abertura

08h30m às 09h30m Cerimônia de abertura do Simpósio

09h30m às 10h30m Primeira Conferência: ministrada pelo Emmº Dom Cláudio Cardeal Hummes

10h30 às 11h Intervalo

11h às 12h30m Mesa Redonda: (Prof. Marcílio Marques Moreira, ex-ministro da Economia, Fazenda e Planejamento do Brasil, Acadêmico Luiz Paulo Horta da Academia Brasileira de Letras e Prof. Dr. Clemens Franken Kurzen da Pontificia Universidad Católica de Chile)

12h30m às 14h30m Almoço

14h30m às 17h Comunicações

17h30m às 18h Síntese dos Trabalhos

18:15 Concerto

Dia 09 de novembro – sexta-feira

08h às 09h Acolhida

09h às 10h30m Segunda Conferência: (ministrada pelo Prof. Peter Damian Francis Stilwell da Universidade Católica Portuguesa)

10h30 às 11h Intervalo

11h às 11h30m Relato dos Trabalhos: Excº Prof. Dr. Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

11h30m às 12h30m Cerimônia de encerramento

Deixe uma resposta