Salesianos completam a formação dos seminaristas dos Arautos do Evangelho

Enrico Dal Covolo Foto Picture
Dom Enrico Dal Covolo

Dom Enrico Dal Covolo, salesiano, Bispo titular de Eraclea e Reitor da Pontificia Università Lateranense de Roma, Pe. Cosimo Semeraro, sacerdote salesiano, Secretário do Pontificio Comitato di Scienze Storiche da Santa Sé, e Pe. Mauro Mantovani, sacerdote salesiano, Vice-reitor da Università Pontificia Salesiana de Roma, estiveram no Brasil por cerca de uma semana visitando o Instituto Teológico São Tomás de Aquino (ITTA) e o Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista (IFAT).

O convívio entre esses ilustres salesianos e o corpo docente e discente dos institutos de filosofia e teologia dos Arautos do Evangelho começou no dia 1º de agosto, quando Dom Enrico presidiu a solene Eucaristia concelebrada por Pe. Mantovani e Pe. Semeraro na Brasílica Nossa Senhora do Rosário, localizada em Caieiras, região metropolitana de São Paulo.

Dom Cosimo Semeraro
Pe. Cosimo Semeraro

Durante a primeira semana de agosto, Pe. Mantovani, como professor convidado do IFAT veio ao Brasil para lecionar sobre as Cinco Vias de São Tomás de Aquino. No dia 7 de agosto, ministrou uma excelente conferência para os alunos do ITTA e do IFAT sobre “Il ‘realismo della fede’ e la nozione ‘allargata’ di scienza”.

Dom Enrico Dal Covolo também ministrou no dia 6 de agosto, uma conferência brilhante com o tema: “La testemonianza dei Padri della Chiesa e la trasmissione della fede nel mondo d’oggi”. Em seguida Pe. Cosimo Semeraro tratou sobre os preparativos dos congressos que se darão em Roma entre os anos de 2012 e 2015 em função do quinquagésimo aniversário do Concílio Vaticano II. No mesmo dia, Dom Dal Covolo celebrou uma solene eucaristia de despedida, concelebrada pelos dois mencionados sacerdotes salesianos assim como por outros sacerdotes dos Arautos do Evangelho, na Basílica Nossa Senhora do Rosário.

Dom Enrico Dal Covolo nasceu em Feltre em 1950, foi ordenado sacerdote em 1979 e é Doutor em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patristico Augustinianum de Roma. Além de sócio de algumas academias científicas européias e consultor de diversas Congregações da Santa Sé, pregou em 2010 um retiro quaresmal ao Papa Bento XVI e à Cúria Romana. Desde 2010 é Reitor da Pontificia Università Lateranense de Roma.       

Pe. Cosimo Semeraro nasceu em Taranto em 1942, foi ordenado sacerdote em 1971 e é Doutor em História da Igreja pela Pontificia Università Gregoriana de Roma e Docente em História da Igreja moderna e contemporânea.

Padre Mauro Mantovani SBD
Pe. Mauro Mantovani

Pe. Mauro Mantovani nasceu próximo a Turim em 1966. Em 1986 ingressou na Congregação Salesiana. Foi ordenado sacerdote em 1994 e obteve o Doutorado em Filosofia na Pontificia Universidad de Salamanca, Espanha. Além de Vice-reitor da Pontificia Università Salesiana de Roma é membro da Pontificia Accademia San Tommaso d’Aquino, conselheiro da Società Internazionale Tommaso d’Aquino e professor convidado no Instituto Filosófico Aristotélico-Tomista.

gustavo P.

admiro muito esse carisma vivido pelos arautos, o que se exige de alguem que deseje seguir as vias do sacerdocio atraves desse carisma?

studentiroma

Carissima Tatiane
A pessoa poderá a qualquer momento mudar de ideia e seguir a opção que considerar mais justa.

Deixe uma resposta