Apresentado em Roma novo livro do Prof. Carriquiry

Prof_Guzman Carriquiry Lecour_Pont_Cons_America_LatinaO livro O bicentenário da independência dos países latino-americanos, de autoria do Prof. Guzmán Carriquiry Lecour, Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina, foi apresentado em Roma no dia 7 de março, no Instituto Latino-Americano.
Nessa obra o Prof. Carriquiry se afasta da “recopilação de crônicas e das versões oficiais”, e faz uma profunda análise dos processos de independência desses países.
De algum modo, declarou o autor à agência Rome Reports, a obra vai “além dos limites das historiografias oficiais e destaca como a América Latina se defronta hoje com muitas questões e desafios que a independência deixou sem solução. Por outro lado, é sublinhado nela o papel fundamental que teve a Igreja desde a gestação de nossos povos até hoje”.
O Prof. Guzmán Carriquiry foi nomeado Secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina em maio do ano passado, tornando-se o primeiro leigo a ocupar um posto desta importância na Cúria Romana. Anteriormente tinha exercido por 25 anos o cargo de Subsecretário do Pontifício Conselho para os Leigos.

Fonte: Revista Arautos do Evangelho, maio de 2012.

Deixe uma resposta