Leitura espiritual ajuda no combate à depressão

depressionA tese de mestrado, Religiosidade, Crenças e Atitudes em Idosos Deprimidos: Em um Serviço de Saúde Mental de São Paulo, Brasil, apresentada à Universidade Estadual de Campinas, por Cláudia Drucker sob a orientação de Dr. Paulo Dalgalarrondo, chegou à conclusão de que os pacientes idosos religiosos que fazem leitura espiritual têm maior facilidade na recuperação da depressão.

Metodologia

O estudo foi feito com 44 pacientes com idade superior ou igual a 60 anos, com diagnóstico de depressão, episódios leve, moderado, grave e recorrente de acordo com os critérios diagnósticos do CID-10, que realizaram avaliação e tratamento multidisciplinar na Unidade de Idosos (UNID) do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo.

Através de uma ficha contendo os dados sócio-demográficos com o auxílio de uma Escala de Depressão Geriátrica (GDS). O estudo também se serviu de um Questionário de Crenças sobre Comportamentos Depressivos e Antidepressivos, e por fim, uma Escala de Frequência de Práticas Religiosas e a Escala de Religiosidade Intrínseca / Extrínseca. Os dados coletados foram analisados por meio de procedimentos estatísticos descritivos.

Resultados

Conforme o estudo, além de outras conclusões, “Verificou-se uma maior leitura religiosa entre pacientes não deprimidos e uma tendência na mudança ou aumento da religiosidade nos pacientes deprimidos. A oração foi a prática religiosa mais intensa entre os deprimidos e não deprimidos, percebendo-se uma correlação entre as representações dos motivos para oração e depressão”. Segundo Drucker verificou-se “A leitura religiosa é um traçador de uma melhor condição mental nos idosos”.

Denise

Me interessei profundamente pelo assunto,tenho 52 anos e desde bem pequena tenho tendência para depressões,mas ultimamente tenho tido experiências próprias quanto a leituras espirituais como também a prática da religião.

Deixe uma resposta