Cardeal Scherer: Nova evangelização “é uma tarefa imensa”

Em seu retorno de Roma, onde participou da primeira Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, concedeu entrevista ao semanário O São Paulo, explicando as competências e metas do recém-criado dicastério e sublinhando a necessidade de uma nova evangelização para o mundo atual.360px-DomOdilo

“Vivemos hoje uma situação de crise na vida cristã e eclesial: há situações novas na cultura contemporânea, um forte processo de secularização, que faz com que a postura de muitas pessoas em relação à Religião e a Deus mude fortemente, indo desde o abandono da Fé e dos valores decorrentes dela até à adesão a formas primitivas de religiosidade, como a magia, a idolatria ou o fetichismo. Temos, portanto, a necessidade de propor novamente o anúncio cristão e de encontrar novo eco no coração do homem contemporâneo para a mensagem cristã”.

Quanto ao objetivo do Pontifício Conselho, o Cardeal ressaltou que “é uma tarefa imensa”. Significa, explicou, “passar de uma pastoral de conservação, para uma pastoral missionária, formar cristãos que sejam bons discípulos missionários de Jesus Cristo e desencadear um processo de verdadeira conversão pastoral missionária na Igreja toda. Isso requer tempo e um esforço consciente na busca de uma atitude nova da Igreja, retomando com fé e entusiasmo a sua missão primária e indeclinável: anunciar o Evangelho e dar testemunho de Cristo a todos”.

Deixe uma resposta