13º Congresso Internacional de Filosofia Medieval (Vitória-ES)

marca

 

Na bela e aconchegante cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo, realizou-se o 13º Congresso Internacional de Filosofia Medieval. O evento se deu na Universidade Federal (UFES) sob a organização dos professores, Jorge Augusto Silva Santos e Ricardo da Costa.Ricardo da Costa

O congresso contou com a seleta presença de apenas 90 pessoas, os maiores expoentes da filosofia medieval no Brasil, bem como alguns professores da Espanha, Portugal, Argentina e Chile.

Dentre os participantes do congresso destaca-se a presença do professor Carlos Arthur do Nascimento, considerado o maior tomista do Brasil. O Professor da PUC-SP abriu o congresso com uma conferência sobre “Um pouco mais sobre Galileu e as ciências mistas”.

O Professor Luis Alberto De Boni (Universidade do Porto) que é o maior medievalista do Brasil. Tratou sobre “A crítica de Ricardo FitzRalph (c. 1300-1360) às ordens mendicantes”.

 Gustavo Fernández Walker (Universidad de Buenos Aires) fez uma conferencia sobre “El problema de los universales desde una perspectiva atomista: el realismo de Nicolás de Autrecourt”.Carlos artur do nascimento prof PUC SP

Destaca-se também a graciosa presença Profª Drª Maria Manuela Brito Martins (Universidade Católica Portuguesa) que tratou sobre “Reequacionando a distinção entre essência e existência em Duns Escoto”

O Professor da Universidade Autônoma de Madrid, Prof. Dr. José M. Zamora Calvo, versou em conferencia sobre “Hic venit in testimonium. Agustín, exégeta del ‘Prólogo” al  Evangelio de Juan’”.

O congresso foi encerrado pela conferência do Prof. Dr. Jorge Martínez Barrera (PUC-Chile) sobre “Una posible fuente del conocimiento que Santo Tomás pudo tener del Islam: el Pseudo-Kindi”.

 

Jorge Augusto da Silva Santos

  

XIII Congresso Internacional de Filosofia Medieval UFES – 01 a 04 de agosto de 2011

www.sbfm.net.br/sbfm

Site: www.ricardocosta.com

Revista Mirabilia (dir.): www.revistamirabilia.com

Site Filosofia-UFES: www.fil.ufes.br

Deixe uma resposta